Agricultores do município de Arara, participaram de capacitação para construção de uma barragem subterrânea para captação de água da chuva | Rádio Arara FM 87,9

ULTIMAS NOTÍCIAS

.

.

Agricultores do município de Arara, participaram de capacitação para construção de uma barragem subterrânea para captação de água da chuva



Quinze agricultores do município de Arara, distante 155 quilômetros de João Pessoa, PB, participaram na semana passada de capacitação para construção de uma barragem subterrânea para captação de água da chuva. A tecnologia é uma importante estratégia de convivência com a seca, pois reduz as perdas de água por escoamento superficial e favorece a infiltração da água no interior do solo. A ação faz parte do Plano Brasil Sem Miséria - Transversal de Água, que atua na identificação de beneficiários e tecnologias sociais de captação, armazenamento e manejo de água nos 14 Territórios da Cidadania do Semiárido apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  O município de Arara fica localizado no Território da Borborema, PB, que engloba 21 municípios.

O treinamento foi realizado pela equipe da Embrapa Algodão, em parceria com a prefeitura de Arara, na propriedade da agricultora Eliene Emília dos Santos (dona Leninha), na comunidade Riacho Fundo, onde foi construída a barragem subterrânea. Numa área de 2,5 hectares a agricultora cultiva mandioca e feijão, cria galinha, ovelha, gado e porco. Parte da produção é para o sustento da família e o restante é vendido à prefeitura para a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e para feiras orgânicas da agricultura familiar.

Graças a outras tecnologias de captação da água como as cisternas ela diz não ter sofrido os efeitos da estiagem que já dura cinco anos. "Aqui na região cada um (produtor) tem duas cisternas - uma para consumo humano e outra para a plantação. Se não fosse isso eu não sei como seria", conta. Com a construção da barragem, dona Leninha espera ampliar a produção. "Quando encher, vou plantar feijão macassar pra comer na seca, macaxeira (mandioca), batata doce pro consumo da família e o que sobrar vou vender na feira de arara", planeja.

José Carlos Aguiar é um dos técnicos da Embrapa que ministrou a capacitação e explica que a barragem funcionará como uma Unidade de Aprendizagem para os agricultores da região. "Essa é uma atividade de transferência de tecnologias e conhecimentos que conta com a instalação e acompanhamento de barragens subterrâneas e visa à exploração de culturas alimentares, incluindo fruteiras e hortaliças", informa.

Os participantes acompanharam todas as etapas da construção da barragem subterrânea, desde a seleção do local, limpeza da área, escavação da valeta, limpeza e colocação e fixação da lona de contenção da água, fechamento da valeta e construção do sangradouro.



Além das barragens subterrâneas, também estão previstas no Território da Borborema a instalação de cisternas de produção (de calçadão ou de enxurrada) e a melhoria de reservatórios já existentes, como pequenos açudes, tanques e poços.

O Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) é uma política pública do governo federal que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de famílias que se encontram abaixo da linha da pobreza através da inclusão social e produtiva de pessoas com renda per capita abaixo de R$ 70 por mês. O projeto Transversal Água integra o PBSM e visa reduzir os riscos de exploração de alguns sistemas de cultivo praticados nas comunidades rurais com recursos hídricos limitados, proporcionando o aumento da produção agrícola.

Em cada território serão instaladas Unidades de Aprendizagens contemplando tecnologias de captação de água de chuva, como cisterna de produção, barragem subterrânea, barreiro para uso em irrigação de salvação, barraginhas, poços amazonas, entre outras.



Portal Arara com Edna Santos/Embrapa Algodão 

0 comentários Em"Agricultores do município de Arara, participaram de capacitação para construção de uma barragem subterrânea para captação de água da chuva"

Deixe um Comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Postagem mais antiga