Doentes paraibanos podem ter dengue, zika e chikungunya ao mesmo tempo segundo SES | Rádio Arara FM 87,9

ULTIMAS NOTÍCIAS

.

.

Doentes paraibanos podem ter dengue, zika e chikungunya ao mesmo tempo segundo SES



Os números oficiais mostram que, por dia, em média, 272 pessoas procuraram atendimento médico por causa de sintomas das doenças do Aedes aegypti, na Paraíba. Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou um paciente com duas das doenças, ao mesmo tempo. Mas pode haver outros casos.

Uma grande parcela dos doentes não procura os serviços de saúde. A descrença e a espera nos serviços de saúde fazem com que muitos doentes se automediquem, gerando uma subnotificação nas estatísticas.

Um caso de dupla infecção por dengue e chikungunya foi identificado na Paraíba. Para a gerente operacional de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Izabel Sarmento, isso não significa agravo da doença. “A resposta imunológica do paciente é que determina se pode agravar ou não se tiver duas. O paciente respondeu bem, foi tratado e já recebeu alta. Não há interação medicamentosa porque o tratamento é o mesmo. Isso pode estar acontecendo e a gente nem saber. Do 8º ao 15º dia não se faz mais coleta para chikungunya, porque não se identifica mais o vírus.

O tempo de cada vírus para o exame é diferente e atrapalha diagnóstico”. Segundo Izabel, o Lacen faz o exame para dengue, em caso negativo, é feito para chikungunya e, com mais uma negativa, pode ser encerrado em zika, já que a produção dos kits não é suficiente a demanda. 



Fonte : PB Agora

0 comentários Em"Doentes paraibanos podem ter dengue, zika e chikungunya ao mesmo tempo segundo SES"

Deixe um Comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Postagem mais antiga