Modelo diferenciado de cultivo de palma otimiza produção na Paraíba | Rádio Arara FM 87,9

ULTIMAS NOTÍCIAS

.

.

Modelo diferenciado de cultivo de palma otimiza produção na Paraíba


O cultivo adensado de palma forrageira vem otimizando a produção da planta em propriedades do Agreste da Paraíba. O modelo diferenciado consiste em plantar as mudas uma próxima a outra, aumentando a quantidade e diminuindo custos. Nesta forma de cultivo, enfrentar a seca ficou mais fácil, segundo os produtores. A cultura foi destaque no quadro Paraíba Rural, do Bom Dia Paraíba, nesta quarta-feira (1º).

Na cidade de Logradouro, o agricultor Paulo José dos Santos mudou a forma de produção. Anteriormente, ele sofria na época de estiagem porque tinha que comprar ração, já que a produção própria não dava conta de alimentar todos os animais. "A gente aumentou a produção da palma e do leite e o serviço diminuiu, já que temos a ração em casa", explica.

Para aplicar o modelo adensado existe uma técnica. O produtor deve manter espaço de 10 centímetros entre as raquetes e de 1,20 a 1,80 metros entre as fileiras, além das adubações intensivas de 10 toneladas de esterco por hectare. A palma só pode ser cortada uma vez por ano após o segundo ano de plantio.

De acordo com o empresário Humberto Lisboa, no modelo antigo de produção, em um hectare só se plantava 10 mil plantas, agora são quase 60 mil no mesmo espaço. "Para isso existe toda uma técnica. Tem que nutrir melhor essas plantas através de adubação com esterco de animal ou adubo químico para que tenha um bom resultado", conta.

Fonte : G1

0 comentários Em"Modelo diferenciado de cultivo de palma otimiza produção na Paraíba"

Deixe um Comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Postagem mais antiga