Taxa de homicídios tem elevação de 131% em 13 anos na Paraíba | Rádio Arara FM 87,9

ULTIMAS NOTÍCIAS

.

.

Taxa de homicídios tem elevação de 131% em 13 anos na Paraíba


homicídioAinda era de manhã quando Ruan Paulino da Silva, de 11 anos, saiu de casa para fazer trabalhos de frete próximo a um mercadinho do bairro Funcionários IV, em João Pessoa. Sua mãe, acostumada com as saídas rotineiras do menino, não pensou que seria a última vez que veria o filho, e disse um simples “vai com Deus, filho”. Naquele dia, 11 de setembro de 2014, o pequeno Ruan foi torturado e morto. Agora ele faz parte da estatística que contabiliza um total de 1.513 homicídios ocorridos somente no ano passado na Paraíba.
Se extrairmos esse número de homicídios registrados no Estado no ano passado e fizermos uma análise com base no total da população da Paraíba, de aproximadamente 3,9 milhões de pessoas, observamos que, em cada grupo de 100 mil pessoas, 39 foram mortas violentamente no Estado. O número se torna alarmante e demonstra um grande crescimento da violência se olharmos os crimes deste tipo registrados, por exemplo, em 2002, há pouco mais de uma década.
Naquele ano, 607 pessoas foram assassinadas, o que, se comparado com a média populacional daquele período, vê-se uma média de 16,88 mortes a cada grupo de 100 mil pessoas na Paraíba. O aumento, tendo em vista esse período de recorte, chega a 131% no total de crimes violentos letais intencionais entre 2002 e 2014.
Esse aumento vertiginoso encobre a pequena retração nos crimes violentos letais intencionais que vêm ocorrendo no Estado nos últimos quatro anos. Para se ter uma noção, do ano passado para o anterior a redução foi de apenas 1,56% no número de homicídios no Estado (2013 foram registrados 1.537 homicídios. Em 2014, 1.513).
Conforme especialistas, nesse ritmo de redução, seriam necessários pelo menos mais 20 anos para fazer com que esse quantitativo voltasse para o que se observava em 2002.
O cálculo da média de homicídios por grupos de 100 mil habitantes foi feito pelo coordenador da pós-graduação em estatística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Agnaldo do Nascimento, a pedido do JORNAL DA PARAÍBA. A metodologia de calcular a taxa por grupo de 100 mil habitantes é usada em vários indicadores do IBGE, da ONU ou do Ministério da Saúde.
O especialista analisou a evolução da criminalidade no Estado tomando por base os números de homicídios divulgados pela Secretaria de Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba e o quantitativo populacional disponibilizado a cada ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De posse desses números, ele extraiu o índice de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, fazendo uma projeção estatística de crescimento ano a ano.
Fonte: jornaldaparaiba

0 comentários Em"Taxa de homicídios tem elevação de 131% em 13 anos na Paraíba"

Deixe um Comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem mais recente Postagem mais antiga